Conhecida por freio a tambor, esta importante peça é encarregada por entrar em atrito com as lonas de freios, tendo como resultado final a frenagem do caminhão. Por mais que pareça uma teoria simples, é este o mecanismo usado para frear eficientemente caminhões que transportam, em média, cargas de 50 toneladas.
Além disso, o tambor de freio pode ser mais denso ou disperso, e este detalhe vai mudar de acordo com sua fabricação. Os materiais utilizados para fabricar são os mesmos, a mudança vai ocorrer no processo de produção. Por isso, é recomendado conhecer bem os fabricantes da peça e, para uma aplicação mais eficiente, utilizar o tambor mais denso.
Os possíveis problemas no tambor podem ser percebidos quando, ao ativar o pedal de freio, o caminhão demore a parar. Também é importante ficar atento ao calor e ruídos em grande excesso nas rodas e aos sinais de vibração ou pulsação.
Na hora de fazer a manutenção, independente da necessidade de troca, verifique sempre os tambores a cada 5 mil Km rodados e, se forem trocados, as lonas também devem ser substituídas neste momento.
Se você deseja realizar a troca do seu tambor de freio da carreta, conte conosco! Aqui em nosso site você encontra as melhores peças de freio para caminhão do mercado para investir ainda mais em sua segurança e conforto na hora de viajar. Não perca tempo, acesse nosso catálogo completo e faça sua cotação com praticidade e economia.