O relé auxiliar, também conhecido como “relé eletromecânico”, auxilia na ligação de diversos componentes do caminhão, como bomba de combustível, vidros e travas elétricas, farol baixo e alto etc. Sua estrutura é formada por bobinas, contatos e terminais.
Trata-se de um dispositivo que abre e fecha um circuito elétrico, permitindo ou bloqueando o fluxo de corrente elétrica. Dessa maneira, o relé auxiliar para caminhão é semelhante a um interruptor de luz, porém não é ligado e desligado manualmente por uma ação humana, mas eletricamente por meio da bobina. Como existem vários tipos de construções mecânicas para os relés, alguns podem ser bem pequenos e mais fáceis de serem manipulados, testados e trocados, por exemplo.
O relé auxiliar, geralmente, é encontrado em quatro versões diferentes. O relé normalmente aberto (NA) pode ser usado na ligação de algum dispositivo por meio da energização da bobina, fechando os contatos e ligando a carga. Enquanto o normalmente fechado (NF), é usado para o desligamento de algum dispositivo, em que a bobina energizada abre os contatos e desliga a carga.
Já o relé reversor (REV) é, basicamente, a junção dos tipos anteriores (NA) e (NF). Quando a bobina é energizada, ele fecha o contato NA e abre o contato NF. Facilitando a compreensão: ele desliga um dispositivo e liga outro.
E, por fim, existe o relé duplo normalmente aberto (Duplo NA), que é semelhante ao (NA), mas com uma saída adicional NA no lugar da NF, podendo ser usado para energizar dois dispositivos distintos.