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CATRACA DE FREIO AUTOMATICA SCANIA 124 TRASEIRA - 3º E 4º EIXO - LADO ESQUERDO ALAV39-E-I

Peso: 3,210 Quilo(s)

Altura: 65 mm

Largura: 110 mm

Comprimento: 240 mm

QTD:

Cód.: ALAV39-E-I

ESPECIFICAÇÕES

MAIS INFORMAÇÕES

CATRACA DE FREIO AUTOMATICA SCANIA 124 TRASEIRA - 3º E 4º EIXO - LADO ESQUERDO

Peso: 3,210 Quilo(s)

Altura: 65  Milímetros

Largura: 110  Milímetros

Comprimento: 240  Milímetros

Cor: VERDE / PRATA

Material: FERRO FUNDIDO

Garantia: 180 DIAS

Lado: ESQUERDO

Caminhões/Carretas compatíveis com o produto: 

SCANIA 124 

Código Comercial/Original: 

0332

1112837

1789563

BZ0332

Outras Especificações Técnicas: 

Contém: Catraca de freio automática Scania 124 Traseira - Terceiro e Quarto Eixo - Lado Esquerdo.

Este produto é indicado para aplicação no sistema de freio de Cavalos Mecanicos Scania 124 com sistema de Regulagem Automática.

Medidas:

Sistema de Regulagem: Automática
Comprimento Total: 240,00mm.
Largura do Corpo: 110,00mm.
Espessura: 65,00mm.

Catraca de Freio Automática

Aplicação: As catracas automáticas controlam a distância entre a lona e o tambor, e se ajustam automaticamente quando a folga aumenta naturalmente pelo desgaste, mantendo a eficiência do sistema.

Catracas automáticas estão sendo reguladas como se fossem as antigas catracas manuais. Os veículos de carga (caminhões e carretas) saem de fábrica desde 2014 com "ajustadores automáticos" dos freios: as famosas catracas automáticas. Esse item é obrigatório porque com ABS a partir de 2014, os freios passaram a atender a NBR 10966. E nessa norma é exigida a utilização de catracas automáticas. De fato representam um avanço importante na segurança dos veículos de carga. Quem se lembra dos automóveis antigos, cujo freio era regulado colocando-se uma chave dentro da roda para girar uma "catraquinha"? Pois as carretas até 2013 precisavam ter os freios ajustados dessa forma manual: "encostava a lona e voltava 15min"!!. Mas, se o motorista esquecesse acabava ficando com eficiência baixa ou até sem freios. Quem precisa regular o freio dos automóveis novos? Ninguém. Porque regulam-se de forma automática. Assim também as carretas e caminhões novos. Ou seja: as catracas automáticas controlam a distância entre a lona e o tambor, e se ajustam automaticamente quando a folga aumenta naturalmente pelo desgaste, mantendo a eficiência do sistema.
Pois muitos caminhoneiros não sabem e continuam regulando (ou tentando regular) as catracas automáticas de forma manual. Muitos trazem até uma chave de fenda para liberar o mecanismo e encostar manualmente as lonas. Esse processo pode danificar as catracas e até mesmo manter as lonas demasiadamente encostadas no tambor, chegando a incendiar o veículo. Alguns outros, em função dos erros de operação, estão substituindo as catracas automáticas pelas antigas manuais (mais baratas), mas descumprindo a lei e reduzindo a segurança do conjunto. Pessoal: catraca automática NÃO pode ser regulada como se fosse catraca manual. Uma vez instalada de forma correta, e com manutenção em dia, elas funcionam perfeitamente. A manutenção é fundamental para o seu bom funcionamento: lubrificação correta, fixação e ausência de folga mantém o bom funcionamento. Se o freio perder eficiência: não adianta regular manualmente a catraca automática. Leve o veículo em uma oficina especializada que eles saberão corrigir o problema. E tem outro mito ainda correndo pelas estradas: que para regular catracas automáticas é necessário dar uma ré no veículo e pisar no freio três vezes. Isso é MITO. A catraca automática regula-se "automaticamente" como o próprio nome diz.

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