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ALTERNADOR DO VOLVO DE 80A E 24V ALTE03

Peso: 7,090 Quilo(s)

Altura: 148 mm

Largura: 218 mm

Comprimento: 228 mm

QTD:

Cód.: ALTE03

ESPECIFICAÇÕES

MAIS INFORMAÇÕES

ALTERNADOR DO VOLVO DE 80A E 24V

Peso: 7,090 Quilo(s)

Altura: 148  Milímetros

Largura: 218  Milímetros

Comprimento: 228  Milímetros

Voltagem: 24V

Cor: ALUMÍNIO

Material: AÇO LIGA LEVE

Garantia: 180 DIAS

Caminhões/Carretas compatíveis com o produto: 

VOLVO FH12 Ano Inicial: 1998 Ano Final: 2009 

Código Comercial/Original: 

90.106.04

0124555009

20409228

20849349

3803639

7420409228

Outras Especificações Técnicas: 

Contém: 01 ALTERNADOR DO VOLVO DE 80A E 24V

Aplicação: O alternador é instalado junto ao motor e ligado a este por sua polia e a polia do virabrequim através de correia, esta correia pode ser trapezoidal ou Poly-V.

Outras especificações técnicas:
Utiliza nos motores:
DH12D340 / 388 / 420 / 425
DH12E340 / 380 / 420 / 460
D12A340
D12C / 345 / 380 / 385 / 420 / 425 / 460
D12D380/ 420 / 460 / 500
Polia 8 estrias
TENSÃO DO ALTERNADOR: 24V
CORRENTE DO ALTERNADOR: 80A
Medidas adicionais:
Comprimento da polia: 46mm
Diâmetro da polia: 68mm

O alternador desempenha um papel crucial no sistema elétrico dos veículos, sendo responsável por converter a energia mecânica gerada pelo motor em energia elétrica. Essa energia é então utilizada para alimentar os sistemas elétricos do veículo, como os faróis, rádio, sistemas de ignição e de climatização, bem como para recarregar a bateria.

A importância do alternador reside no fato de que ele mantém todos os sistemas elétricos do veículo funcionando adequadamente durante a operação. Sem o alternador, a bateria seria rapidamente esgotada pela demanda constante de energia dos diferentes componentes elétricos do veículo, resultando na paralisação do veículo.

Além disso, o alternador é essencial para manter a bateria carregada. Ele regula a voltagem do sistema elétrico do veículo e fornece energia suficiente para recarregar a bateria, garantindo que o veículo possa ser ligado facilmente e que todos os sistemas elétricos permaneçam operacionais.

Em resumo, o alternador é uma peça fundamental para o funcionamento adequado do sistema elétrico dos veículos, garantindo que todos os componentes elétricos sejam alimentados e que a bateria seja mantida carregada. Sua importância é evidente na manutenção da operacionalidade do veículo e na prevenção de falhas elétricas durante a condução.

Um alternador é composto pelos seguintes componentes:
Carcaça:
A carcaça do alternador tem a função de proteção e suporte dos componentes internos.

Estator:
São nas bobinas que é induzida a corrente proveniente do rotor girando. As bobinas do estator estão defasadas 120º uma da outra. Esses tipos de ligações se diferem entre si pelos valores de corrente e tensão de linha e de fase. Quando o rotor gira, os polos norte e sul passam pelas bobinas do estator, o que geraria uma tensão monofásica, caso o estator possuísse apenas uma bobina, mas o estator possui três bobinas caracterizando uma saída de tensão alternada trifásica.

Rotor:
Constituído de um eixo de aço, uma bobina, dois polos em forma de garras feitos de ligas de ferro ou silício e anéis coletores. Na parte central do eixo é montada a bobina de excitação. Esta é feita de fios de cobre esmaltado, e envolta por dois polos em forma de garra. Quando a corrente proveniente bateria percorre a bobina de excitação, o campo magnético gerado por ela envolve os polos e forma polos norte e sul.

Anéis Coletores:
Fabricado em cobre, os anéis coletores possuem a função de conduzir a corrente elétrica proveniente da bateria para a bobina de excitação montada no rotor. É posicionado na extremidade eixo do rotor, são ligados à bobina de excitação e estão em contato com as escovas.

Escovas:
São pequenas peças feitas de com ligas à base de carvão, e são um dos poucos componentes de desgaste do alternador. Pois estão em constante contato com os anéis coletores, que giram e geram um pequeno desgaste das escovas. Uma vez ligado o chicote da bateria ao alternador, são as escovas que alimentam os anéis coletores com a corrente proveniente da bateria.

Placa de diodos/Retificador de tensão:
Também chamado de regulador de tensão, a função da placa de diodos é transformar a corrente alternada transformada pelo alternador em corrente contínua. Além disso os diodos protegem a bateria de uma possível descarga, impedindo a passagem de corrente da bateria para o alternador. Para estatores conectados em Y a placa de diodos possui seis diodos, três ligados positivamente a cada uma das três bobinas e três ligados negativamente a cada uma das três bobinas. Além disso, o diodo se divide em duas partes, anodo e catodo.

Polia/Ventoinha de refrigeração:
É o componente que está montado no eixo do rotor do alternador, e por meio de uma correia de distribuição, o alternador gira conforme a velocidade do rotação do motor (Rpm). Esta correia pode ser do tipo trapezoidal ou do tipo poly-V.
Sua função é prover uma ventilação forçada a todos os componentes internos do alternador.

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