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Peso: 8,410 Quilo(s)
ALTERNADOR SCANIA P/G/R 230 / 270 / 310 / 320 / 340 / 360 / 380 / 420 / 440 / 470 / 480 P/R 500 / 560 / 580 / 620 24V 110A
Peso: 8,410 Quilo(s)
Cor: ALUMÍNIO
Material: AÇO LIGA LEVE
Garantia: 180 DIAS
Caminhões/Carretas compatíveis com o produto:SCANIA P / G / R
Código Comercial/Original:8EL012584581
0124555034
0124655007
0124655026
1475569
1763035
1763036
30009VLP
8EL012584581
9020801
DR30009VLP
Outras Especificações Técnicas: Contém: 01 Alternador da Scania P/G/R 230 / 270 / 310 / 320 /340 / 360 / 380 / 420 / 440 / 470 / 480 P/R 500 / 560 / 580 /620 - 24V - 110A. Aplicação: O alternador é instalado junto ao motor e ligado a este por sua polia e a polia do virabrequim através de correia, esta correia pode ser trapezoidal ou Poly-V. Consequentemente o alternador está exposto a um ambiente de altas temperaturas e influências externas, não descartando também que por estar ligado ao motor, o alternador precisa resistir a forças centrífugas e ao desgaste gerado pelas rotações e ainda funcionar silenciosamente. Mesmo assim o alternador precisa alimentar todos o sistema elétrico e consumidores, manter a carga da bateria em nível máximo mesmo em situações de baixa rotação do motor e manter o nível de tensão nominal do sistema elétrico independente da velocidade do motor. Outras especificações técnicas:
24V (CW) 110A NCB2
TENSÃO DO ALTERNADOR [V]..............................24
CORRENTE DO ALTERNADOR [A].........................110
Carcaça:
A carcaça do alternador tem a função de proteção e suporte dos componentes internos.
Estator:
São nas bobinas que é induzida a corrente proveniente do rotor girando. As bobinas do estator estão defasadas 120º uma da outra. Esses tipos de ligações se diferem entre si pelos valores de corrente e tensão de linha e de fase. Quando o rotor gira, o polos norte e sul passam pelas bobinas do estator, o que geraria uma tensão monofásica, caso o estator possuísse apenas uma bobina, mas o estator possui três bobinas caracterizando uma saída de tensão alternada trifásica.
Rotor:
Constituído de um eixo de aço, uma bobina, dois polos em forma de garras feitos de ligas de ferro ou silício e anéis coletores. Na parte central do eixo é montada a bobina de excitação. Esta é feita de fios de cobre esmaltado, e envolta por dois polos em forma de garra. Quando a corrente proveniente bateria percorre a bobina de excitação, o campo magnético gerado por ela envolve os polos e forma polos norte e sul.
Anéis Coletores:
Fabricado em cobre, os anéis coletores possuem a função de de conduzir a corrente elétrica proveniente da bateria para a bobina de excitação montada no rotor. É posicionado na extremidade eixo do rotor, são ligados à bobina de excitação e estão em contato com as escovas.
Escovas:
São pequenas peças feitas de com ligas à base de carvão, e são um dos poucos componentes de desgaste do alternador. Pois estão em constante contato com os anéis coletores, que giram e geram um pequeno desgaste das escovas. Uma vez ligado o chicote da bateria ao alternador, são as escovas que alimentam os anéis coletores com a corrente proveniente da bateria.
Placa de diodos/Retificador de tensão:
Também chamado de regulador de tensão, a função da placa de diodos é transformar a corrente alternada transformada pelo alternador em corrente contínua. Além disso os diodos protegem a bateria de uma possível descarga, impedindo a passagem de corrente da bateria para o alternador. Para estatores conectados em Y a placa de diodos possui seis diodos, três ligados positivamente a cada uma das três bobinas e três ligados negativamente a cada uma das três bobinas. Além disso, o diodo se divide em duas partes, anodo e catodo.
Polia/Ventoinha de refrigeração:
É o componente que está montado no eixo do rotor do alternador, e por meio de uma correia de distribuição, o alternador gira conforme a velocidade do rotação do motor(Rpm). Esta correia pode ser do tipo trapezoidal ou do tipo poly-V.
Sua função é prover uma ventilação forçada a todos os componentes internos do alternador.